Monitoramento da Qualidade da Água

Monitoramento da Ictiofauna
15 de junho de 2020

As atividades desenvolvidas constituem o escopo do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Comunidades Hidrobiológicas e do Programa de Monitoramento das Macrófitas Aquáticas e Mexilhão Dourado da UHE Retiro Baixo estabelecidos para o empreendimento. Ambos os programas têm como objetivos o monitoramento da qualidade das águas, comunidades hidrobiológicas (fitoplâncton, cianobactérias, zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos), das macrófitas aquáticas e do mexilhão dourado no reservatório da UHE Retiro Baixo, de forma a contribuir para o gerenciamento do mesmo.

A campanha de campo foi realizada no dia 29 de Abril de 2019, no período chuvoso.

NOTA: Importante ressaltar que a presente campanha foi a primeira realizada após a Ruptura da Barragem do Complexo do Feijão em Brumadinho - MG, de propriedade da Vale, ocorrida em 25 de Janeiro de 2019, a qual carreou para o rio Paraopeba grande quantidade de rejeitos de mineração, alterando aspectos físicos e químicos das águas e sedimentos, e por consequências suas comunidades hidrobiológicas. Nesse contexto, os dados apresentados no presente relatório fornecem as primeiras informações limnológicas no reservatório da UHE Retiro Baixo após o impacto ambiental causado no rio Paraopeba.

2. OBJETIVOS

O objetivo do monitoramento limnológico e da qualidade das águas e do monitoramento das macrófitas aquáticas e mexilhão dourado da UHE Retiro Baixo é realizar o acompanhamento na evolução de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos das águas do reservatório, juntamente com a análise das comunidades hidrobiológicas (fitoplâncton, zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos), macrófitas aquáticas e mexilhão dourado.

Esse monitoramento, a partir da geração de dados indicadores de diferentes faces da qualidade ambiental e sanitária do sistema hídrico, se torna uma ferramenta importante para o correto manejo do reservatório em questão, de modo que o mesmo possa manter adequadamente suas múltiplas funções, entre elas a geração de energia, pesca e navegação, como também para que o equilíbrio ecológico do local seja mantido em níveis adequados.

3. CARACTERIZAÇÃO

ESTAÇÕES AMOSTRAIS

O Monitoramento Limnológico e da Qualidade das Águas da UHE Retiro Baixo é realizado a partir de coletas em seis estações amostrais, contemplando diferentes setores do corpo do reservatório (barramento, remanso, tributário e regiões intermediárias) e também a região a jusante da barragem (Tabela 1 e Figura 1).

É importante ressaltar que a definição da malha amostral e periodicidade dos estudos de limnologia e qualidade das águas coincidem com as áreas de avaliação da ictiofauna, de ser forma ser possível analisar conjuntamente os dados obtidos em ambos os monitoramentos, possibilitando uma análise macro das condições ecológicas do reservatório da UHE Retiro Baixo, o que é fundamental para o seu gerenciamento.

CONTATO